quinta-feira, janeiro 20

Máquina de Pinball em Cartaz na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança


O espetáculo realiza curta temporada de 3 a 6 de fevereiro no Teatro Alterosa

SINOPSE:

Máquina de Pinbal, ganhador do prêmio Funarte Miriam Muniz de Teatro 2007, trata de temáticas universais - solidão, amor, relacionamentos e vícios - mostradas através de elementos do universo contemporâneo, tendo como pano de fundo a história de Camila, uma jovem de vinte e poucos anos, escritora, viciada em anfetaminas e em baladas. A linguagem fragmentada do espetáculo lembra um videoclipe.

O espetáculo “Máquina de Pinball” foi montado em 2008 por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG e agraciado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2007. O texto original é da gaúcha Clarah Averbuck, integrante da novíssima geração de escritores que utiliza a Internet como meio de divulgação de seus textos. Pela facilidade com que trata o que interessa ou atormenta a juventude, Clarah rapidamente se tornou uma personalidade no meio virtual, e seu blog chegou a ter mais de mil acessos diários.

Com direção de Gil Esper, Máquina de Pinball trata de questões universais como a solidão, o amor, relacionamentos e vícios, mostradas por meio de elementos do universo contemporâneo, tendo como pano de fundo a história de Camila, uma jovem de vinte e poucos anos, escritora, viciada em anfetaminas e em baladas. A linguagem fragmentada do espetáculo lembra um videoclipe. Máquina de Pinball tem como público-alvo jovens de 18 a 30 anos que vivem em grandes centros urbanos e que geralmente não vão ao teatro, estimulando o interesse desse público pelas artes cênicas. A identificação proposta se dá por meio da narrativa rápida e fragmentada e da utilização das novas tecnologias em cena, abordando questões universais que fazem parte do dia a dia desse público.

No elenco estão os atores Priscilla D`Agostini, Rodrigo Fidelis e Isaque Ribeiro. Máquina de Pinball se baseia em uma das propostas do agrupamento de artistas de O Coletivo, que é a de trabalhar com linguagens distintas de criação, com atores e equipe com formações e linhas diferentes, em busca de uma linguagem híbrida. A referência imagética passa por mídias contemporâneas como a Internet, a TV, o blog, animações, que são permeadas pelo movimento, pela imagem e pelo som, em equilíbrio. Tanto o texto de Clara Averbuck, quanto o espetáculo se utilizam do humor e da ironia para falar de assuntos contemporâneos tão fortes como solidão, vícios, dificuldades de sobrevivência. Informações sobre o processo de criação do espetáculo estão contidas no blog maquinapinball.blogspot.com.

A peça participou do Festival Nacional de Teatro em Juiz de Fora (2008) ganhando os prêmios de “Melhor Cenário”, “Melhor Figurino” e “Espetáculo Destaque pela linguagem utilizada”. Foi indicada ao Prêmio Usiminas/ Sinparc 2008 nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante.

O espetáculo entra pela primeira vez na programação da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, fazendo curta temporada no Teatro Alterosa, de 3 a 6 de fevereiro, de quinta a sábado às 21 horas e no domingo às 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sinparc.com.br ou pelos telefones 3237-6611 ou 3463-3141.

Ficha técnica:

Espetáculo: Máquina de Pinball

Companhia: O Coletivo

Faixa etária / Classificação: Adulto / 16 anos

Duração: 60 minutos, sem intervalo

Ficha técnica:

Autoria do texto original: Clarah Averbuck

Direção: Gil Esper

Elenco: Priscilla D´Agostini, Isaque Ribeiro e Rodrigo Fidelis

Livre Adaptação: Marina Viana

Assistentes de direção: Marina Viana e Flávia Fernandes

Vídeos: Alexandre Braga

Trilha sonora: Gustavo Scarpa

Figurinos: Paolo Mandatti

Cenário: Gil Esper

Iluminação: João Dadico

Direção de produção: Priscilla D'Agostini

Produção: Aff! Comunicação e Cultura

Realização: O Coletivo

Nenhum comentário: